Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Discoteca Pública do Distrito Federal

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidade coletiva

Forma autorizada del nombre

Discoteca Pública do Distrito Federal

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

1941-1960

Historia

A Discoteca Pública do Distrito Federal foi fundada em 1941 com a finalidade de propiciar cultura musical ao povo carioca. As gravações nela depositadas eram também utilizadas pela Rádio Educadora do Município, PRD-5, fundada em 1935, que se transformaria na Rádio Roquete Pinto. A DPDF teve um efeito multiplicador, estimulando a organização de serviços análogos em instituições como a Associação dos Servidores Civis do Brasil, o Departamento Federal de Segurança Pública, o Instituto de Resseguros do Brasil e o Serviço de Recreação Operária, do Ministério do Trabalho, que na década de 1940 organizou e distribuiu aos sindicatos coleções que compunham a Discoteca Mínima do Trabalhador Brasileiro.
Ao longo dos anos, a DPDF passou por inúmeras mudanças regimentais e físicas, até que em 1988, naquele momento denominada Fonoteca do Estado, teve seu acervo transferido para a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, onde permaneceu em precárias condições de conservação até 2009, quando, finalmente, foi transferida para o Museu da Imagem e do Som e passou a integrar o seu acervo sonoro. Uma parte desse acervo foi doada ao Arquivo Público estado do Rio de Janeiro em 2011 e também recebeu tratamento técnico, prezando pela conservação e a divulgação de seu conteúdo. (texto produzido pelo MIS, adaptado)

Lugares

Estatuto jurídico

Funciones, ocupaciones y actividades

Mandatos/fuentes de autoridad

Estructura/genealogía interna

Contexto general

Área de relaciones

Área de control

Identificador de la descripción

BR RJAPERJ DPDF

Identificador de la institución

BR RJAPERJ

Reglas y/o convenciones usadas

Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación, revisión o eliminación

2015.

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención