Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
Jair Ferreira de Sá nasceu em 21/03/1941, em Nova Lima, Minas Gerais e faleceu no Rio de Janeiro em 1985, tendo sido casado com Ângela Borba, com quem teve um filho. Iniciou sua graduação na Faculdade de Ciências Econômicas, concluindo-a na Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo. Recebeu o título de mestre em Ciências Políticas em 1982, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi fundador e pesquisador da Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
Iniciou sua militância política em 1962, quando formou a organização de esquerda Ação Popular, que reuniu militantes da Juventude Universitária Católica, da Juventude Operária Católica e da Juventude Agrária Católica.
Em meados da década de 1960, a Ação Popular rompe com o catolicismo e passa a se chamar Ação Popular Marxista-Leninista. A trajetória dessa organização foi marcada por cisões internas que a levaram à unificação com o Partido Comunista do Brasil, à aliança com a Organização Revolucionária Marxista – Política Operária e com o Movimento Revolucionário 8 de Outubro, em diferentes momentos da sua história. No início da década de 1980 a Ação Popular Marxista-Leninista cessa suas atividades.
O titular, que foi dirigente da Ação Popular e da Ação Popular Marxista-Leninista, militou também no Partido dos Trabalhadores.