Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Secretaria de Estado da Casa Civil
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
Historique
A Secretaria de Estado da Casa Civil com estrutura estabelecida pelo decreto n° 40.486, de 01/01/2007 tem como competência dar assistência ao Governador de Estado no desempenho de suas atribuições e nos assuntos alusivos ao planejamento, organização, coordenação, controle e execução institucional e administrativa, aos atos de gestão da Chefia do Poder Executivo e às relações com a sociedade, agremiações políticas e aos demais poderes. Além disto, inclui em suas atividades acompanhar os projetos de lei e mensagem do executivo. Este órgão teve seu antecedente criado em 13/11/1987 quando pelo decreto n° 10.627 foi organizada a Casa Civil da Governadoria do Estado substituindo a Secretaria de Estado de Governo que foi extinta por esta medida legal. A Casa Civil herdava algumas atribuições da Secretaria de Estado de Governo como: assistir ao governador do Estado nos atos de gestão e nos assuntos referentes à administração civil; promover as relações governamentais com órgãos públicos; autoridades civis; entidades diversas e com o público em geral; manter o governador do Estado informado sobre programas de trabalho, administrar o palácio do governo; também acrescentava outras atribuições como a gestão orçamentária e suprimia a assistência a bancada estadual no Congresso Nacional e acompanhamento de matéria de interesse do Estado no poder Legislativo. A Casa Civil foi regulamentada 1 ano depois como Gabinete Civil onde foi aprovada sua organização estrutural e regimento geral. Anteriormente, como foi colocado, as funções do Gabinete Civil eram feitas pela Secretaria de Estado de Governo criada pelo decreto-lei n° 1, de 15/03/1975 que estabeleceu a organização básica do novo Estado do Rio de Janeiro, oriundo da fusão do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro. Esta Secretaria foi extinta em 1987 com a criação da Casa Civil da Governadoria do Estado. Em 13/01/1999 o decreto n° 25.180 estabeleceu como responsabilidade do Gabinete Civil o suporte administrativo e financeiro dos órgãos pertencentes à estrutura da Governadoria do Estado, da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Secretaria de Estado de Governo esta última recriada em 01/01/1999 pelo decreto n° 25.205. Ainda no mesmo ano foi criado o Sistema de Gestão Integrada através do decreto n° 25.217, de 22/03 prevendo o Gabinete Civil e a Secretaria de Governo como órgãos consultivos. O decreto n° 25.624, de 07/10/1999 estabeleceu a transformação do Gabinete Militar e da Secretaria de Estado de Comunicação Social em, respectivamente, coordenadoria do Gabinete Militar e coordendoria de Comunicação Social e as integravam a estrutura do gabinete Civil. Atualmente vigora na Secretaria de Estado da Casa Civil o que foi estabelecido pelo decreto n° 40.486, de 01/01/2007 já citado anteriormente.