Área de identificação
Código de referência
BR RJAPERJ CEDAE.SN.ECP.PJ
Título
Avenida Prado Junior
Data(s)
- 1910-1983 (Produção)
Nível de descrição
Subsérie
Dimensão e suporte
Cartográficos; 26 dossiês contendo 38 projetos e 118 plantas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A subsérie reúne um conjunto de projetos arquitetônicos, com plantas de obras de esgotamento realizadas pela CEDAE em edificações residenciais e comerciais, tais como: cinema, loja e farmácia situadas à Avenida Prado Júnior, no bairro de Copacabana. Dentro deste conjunto cabe destacar o logradouro nº 16 (dossiê 01), onde há uma edificação que possui um abrigo antiaéreo1 e o logradouro nº 258 (dossiê 15) com a existência de um hotel, construído na década de 1950, onde atualmente funciona o Windsor Plaza Hotel. Anteriormente, a Avenida Prado Júnior era chamada de rua Goulart.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A subsérie está organizada por dossiês numerados seqüencialmente de 01 a 26, que correspondem aos logradouros 16 ao s/nº da Avenida Prado Júnior. Dentro dos dossiês encontram-se organizados por ordem cronológica os projetos arquitetônicos de cada obra realizada no logradouro.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Descrições relacionadas
Área de notas
Nota
Nota 01: Em 13/05/1942, o então presidente da República Getúlio Vargas decretou a obrigatoriedade da construção de abrigos antiaéreos em edificações com mais de cinco andares, como forma de defesa nacional, em função da Segunda Guerra Mundial. (Brasil. Decreto Nº 4.098, de 13 de maio de 1942. “Define, como encargos necessários à defesa da Pátria, os serviços de defesa passiva anti-aérea”, Brasília, DF, mai 1942. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4098.htm>. Acesso em: 2017 out. 2017).