APERJ

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual. 3,40 m (101 códices)

Área de contextualização

Nome do produtor

Ofício Único de Silva Jardim (Criação em 20/11/1942)

História administrativa

História da Comarca de Silva jardim:
Erigido em vila por determinação da Lei nº 239, de 08/05/1841, o povoado de Capivari, atual Silva Jardim, esteve como termo sob a jurisdição da comarca de Cabo Frio até 25/10/1854, quando o decreto nº 720 anexou o seu termo à comarca de Rio Bonito. Essa vinculação perdurou até a elevação do termo de Capivari à comarca, por imposição do Decreto nº 30, de 03/01/1890. Entretanto, em face da extinção da comarca, levada à efeito pelo Decreto nº 8, de 19/12/1891, Capivari voltou, na condição de termo, a integrar-se à comarca de Rio Bonito até a extinção desta pela lei nº 643, de 07/09/1904, sendo anexado à comarca de Niterói.
Em conformidade com a lei nº 1137, de 20/12/1912, o termo de Capivari foi novamente elevado à condição de comarca, extinta logo no ano seguinte, e novamente elevado à condição de comarca, pela lei nº 1184, de 04/11/1913, sendo o seu termo, pela terceira vez, anexado à comarca de Rio Bonito. Restaurada em virtude do Decreto n° 1839, de 23/08/1921, a comarca de Capivari, tendo como termo anexo Barra de São João, atual Casimiro de Abreu, foi reinstalada em 02/02/1922.
Em conseqüência da divisão judiciária, implantada pelo Decreto nº 641, de 15/12/1938, Capivari foi novamente, rebaixada a termo, mais uma vez anexado à comarca de Rio Bonito. Finalmente, havendo a Lei nº 3382, de 15/09/1957, constituído nova divisão judiciária, tendo como objetivo principal dotar cada município com a sua própria comarca, Capivari recuperou, agora com a denominação de Silva Jardim, o título de comarca, conservado até hoje. Classificada na categoria de 1ª instância pela Resolução nº 1, de 21/03/1975, era servida por dois juizados especiais adjuntos, um cível e outro criminal. Integra a 10ª Região Judiciária e está vinculada ao II NUR (Núcleo Regional), com sede em Niterói.

História do arquivo

Documentação identificada e acondicionada pelo próprio cartório sob a orientação do APERJ não existindo dados sobre a acumulação da documentação por parte do produtor.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação recolhida ao Arquivo do Estado do Rio de Janeiro em 4/7/2012 através de Termo de Recolhimento por força do convênio de Cooperação Técnica e Científica n° 003/346/2010, celebrado entre o Tribunal de Justiça deste Estado e o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro com a interveniência da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro em 10/2010.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação referente à Comarca de Silva Jardim, que corresponde à antiga comarca de Capivary. Contém: registros de casamento civil, de nascimento; escrituras; procuração; carta de liberdade; alvará; atas de eleição; ata de alistamento de eleitores; certidão de batismo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O fundo está organizados em 7 séries: Livros de Casamento, Livros de Nascimento, Livros de Notas, Livros de Óbitos, Livros de Procuração, Livros de Protesto de Letras e Livros de Termos de Audiência. Internamente, as séries estão organizadas em dossiês, ordenados cronologicamente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Alguns dossiês com acesso restrito devido ao estado de conservação.

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida mediante autorização do APERJ.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Código de referência: BR AN, RIO SG

• Entidade Custodiadora: Arquivo Nacional

Fundo: Ofício de Notas do Rio de Janeiro, 4

Fundo: 4°Ofício de Notas da Capital do Rio de Janeiro

Fundo: Cartório do 1° Ofício de Notas de Sapucaia

Fundo: Cartório 1° Ofício de Notas de Petrópolis

Fundo: Cartório 1° Ofício de Niterói

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de locais

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

ABREU, Antônio Izaias da Costa. O Judiciário Fluminense e Suas Comarcas - Interior. RJ, Museu da Justiça, 2009.
PROJETO DE LEI Nº 3373/2010.
IBGE: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php. Acesso em 11/02/2014.
http://www.silvajardim.rj.gov.br/site/index.php/o-municipio. Acesso em 11/02/2014.

Nota do arquivista

Coordenação Geral: Maria Teresa Bandeira de Mello. Responsável: José Edson Schümann Lima. Estagiária: Bianca Miucha Cruz Monteiro.

Zona da incorporação