Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Eduardo Augusto de Souza Santos

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Type d'entité

Personne

Forme autorisée du nom

Eduardo Augusto de Souza Santos

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1855-1901

Historique

Nascido em 6 de agosto de 1854, na então Província de Parati, Eduardo Augusto dos Santos formou-se médico em 1879 pela Faculdade Nacional de Medicina e casou-se no mesmo ano com Amélia das Chagas Santos. Eduardo teve uma vida profissional curiosa para sua época: além de médico exerceu, também, as funções de empresário e engenheiro.

Após receber uma herança em 1874, Eduardo investiu em alguns negócios e adquiriu em setembro de 1890 o "Plano Inclinado de Santa Thereza", linha de bonde puxado a mula entre o Riachuelo e o Largo dos Guimarães em Santa Teresa. O negócio foi realizado em sociedade e três meses depois já inauguravam a expansão do Silvestre ao Aqueduto.

A empreitada foi o início da empresa de bondes "Companhia Ferro-Carril Carioca" fundada e presidida por Eduardo em 1891. Em 1896 a FCC promoveu uma grande inovação nos transportes, transformou o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) em ponte para ligação entre o morro de Santa Teresa e o de Santo Antônio. Além disso, a linha seria toda eletrificada dando início a substituição dos bondes - até então puxados a mula.

A inauguração da nova linha ocorreu em 1º de setembro de 1896. O evento contou a presença do prefeito Furquim Werneck, do representante da presidência da República, diversos funcionários municipais e federais. Os bondes seguiram em sua primeira viagem oficial, um deles guiado por Eduardo. A novidade surpreendeu quem observava.

No mesmo ano ainda foram inaugurados os trechos eletrificados até os ramais Dois Irmãos, Largo do França e Lagoinha; no seguinte, Silvestre e Largo das Neves. A eletrificação das linhas era uma obrigatoriedade imposta em 1892 pela Intendência Municipal ao dispor a concessão pública. A Companhia Ferro-Carril Carioca continuou existindo, presume-se, até entre 1907 e 1909, período na qual a canadense The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd. adquiriu diversas companhias de bondes menores.

Eduardo Augusto Souza Santos também exerceu o cargo de subdelegado da freguesia de Santo Antônio, delegado de polícia do 2º distrito policial (freguesias de Santa Rita, Satn’Anna, Espírito Santo e Ilha do Governador) e candidatou-se a deputado distrital em 1899. Sua carreira médica nunca foi interrompida. Em 1891 foi nomeado major-cirurgião da III Brigada de Infantaria de Comando do Estado-Maior da Guarda Nacional; durante a Revolta da Armada (1893-94) atuou como tenente coronel-médico; em 1894, nomeado diretor do Hospital de Sangue da Guarda Nacional. Em 1885 passou a lecionar clínica médica na faculdade na qual se graduou e ainda nomeado diretor do Hospital de Variolosos da Ilha de Santa Bárbara cargo que ocupou até seu falecimento em 9 de novembro 1901.

A documentação reunida apresenta boa parte da história da Ferro-Carril Carioca com relatórios para acionistas, apontamentos e estudos de Eduardo e fotografias de bondes puxados a mula e os modernos carros elétricos que ajudou a expandir.

Lieux

Statut juridique

Fonctions et activités

Textes de référence

Organisation interne/Généalogie

Contexte général

Zone des relations

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Identifiant de la description

BR RJAPERJ.FB.EASS

Identifiant du service responsable de la description

BR RJAPERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Règles et/ou conventions utilisées

Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision et de suppression

2014.

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice