APERJ

Coleção FB - Família Bustamante

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ FB

Título

Família Bustamante

Data(s)

  • 1874 - 1977 (Acumulação)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Textual: 0,90 m.

Bibliográfico:
Periódico: 9 itens.
Livro: 5 itens.

Iconográfico:
Fotografia: 895 itens.
Cartão-postal: 1.309 itens.
Tridimensional: 20 itens.

Área de contextualização

Nome do produtor

Eduardo Augusto de Souza Santos (1855-1901)

História biográfica

Nascido em 6 de agosto de 1854, na então Província de Parati, Eduardo Augusto dos Santos formou-se médico em 1879 pela Faculdade Nacional de Medicina e casou-se no mesmo ano com Amélia das Chagas Santos. Eduardo teve uma vida profissional curiosa para sua época: além de médico exerceu, também, as funções de empresário e engenheiro.

Após receber uma herança em 1874, Eduardo investiu em alguns negócios e adquiriu em setembro de 1890 o "Plano Inclinado de Santa Thereza", linha de bonde puxado a mula entre o Riachuelo e o Largo dos Guimarães em Santa Teresa. O negócio foi realizado em sociedade e três meses depois já inauguravam a expansão do Silvestre ao Aqueduto.

A empreitada foi o início da empresa de bondes "Companhia Ferro-Carril Carioca" fundada e presidida por Eduardo em 1891. Em 1896 a FCC promoveu uma grande inovação nos transportes, transformou o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) em ponte para ligação entre o morro de Santa Teresa e o de Santo Antônio. Além disso, a linha seria toda eletrificada dando início a substituição dos bondes - até então puxados a mula.

A inauguração da nova linha ocorreu em 1º de setembro de 1896. O evento contou a presença do prefeito Furquim Werneck, do representante da presidência da República, diversos funcionários municipais e federais. Os bondes seguiram em sua primeira viagem oficial, um deles guiado por Eduardo. A novidade surpreendeu quem observava.

No mesmo ano ainda foram inaugurados os trechos eletrificados até os ramais Dois Irmãos, Largo do França e Lagoinha; no seguinte, Silvestre e Largo das Neves. A eletrificação das linhas era uma obrigatoriedade imposta em 1892 pela Intendência Municipal ao dispor a concessão pública. A Companhia Ferro-Carril Carioca continuou existindo, presume-se, até entre 1907 e 1909, período na qual a canadense The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd. adquiriu diversas companhias de bondes menores.

Eduardo Augusto Souza Santos também exerceu o cargo de subdelegado da freguesia de Santo Antônio, delegado de polícia do 2º distrito policial (freguesias de Santa Rita, Satn’Anna, Espírito Santo e Ilha do Governador) e candidatou-se a deputado distrital em 1899. Sua carreira médica nunca foi interrompida. Em 1891 foi nomeado major-cirurgião da III Brigada de Infantaria de Comando do Estado-Maior da Guarda Nacional; durante a Revolta da Armada (1893-94) atuou como tenente coronel-médico; em 1894, nomeado diretor do Hospital de Sangue da Guarda Nacional. Em 1885 passou a lecionar clínica médica na faculdade na qual se graduou e ainda nomeado diretor do Hospital de Variolosos da Ilha de Santa Bárbara cargo que ocupou até seu falecimento em 9 de novembro 1901.

A documentação reunida apresenta boa parte da história da Ferro-Carril Carioca com relatórios para acionistas, apontamentos e estudos de Eduardo e fotografias de bondes puxados a mula e os modernos carros elétricos que ajudou a expandir.

Nome do produtor

Hélio Sayão de Bustamante (1886-1976)

História biográfica

Hélio Sayão de Bustamante nasceu em 5 de fevereiro de 1880 filho do médico Antônio Alexandre Fortes de Bustamante e de Luiza Sayão de Bustamante. Junto com seus outros dois filhos, Heitor e Hermano residiram na rua do Rezende, 67 no Centro do Rio de Janeiro. Hermano seguiu a profissão do pai, Heitor se formou em engenharia civil e lecionou na Escola Politécnica e Hélio seguiu a carreia militar na Marinha do Brasil.

Em 1903 Hélio ingressou Forças Armadas como guarda marinha e em 1908 alcançou o posto de 1º Tenente, dois anos depois o de capitão-tenente e a partir de 1928 atuou também como professor da Escola Naval. Em 1923 foi promovido a capitão de corveta, em 1932 a capitão de fragata, em 1936 a capitão de mar e guerra. Foi para reserva em 1939 e recebeu mais uma promoção, chegando em 1950 a contra-almirante.

O núcleo Sayão de Bustamante não possui documentação reunida nesta coleção.

Nome do produtor

Estella dos Santos Bustamante (1886 -1972)

História biográfica

Estella e Hélio casaram-se em 9 de fevereiro de 1909. Recém casados, residiram em Botafogo. Com o crescimento da família - juntos tiveram nove filhos - se mudaram para um casa maior na Tijuca na qual passariam o resto da vida.

A documentação e a pesquisa realizada apontam para existência de nove filhos adultos. Décio e Didio seguiram a carreira do pai e ingressaram na Marinha ambos alcançando também a mais alta patente da instituição. Didio inclusive reuniu algumas de suas viagens pela Marinha em um álbum de fotografias. Evio e Enio se formaram em medicina e Ivan em direito. Isa se dedicou ao lar após se casar, Leda era funcionária do Ministério da Trabalho e Léa concluiu seus estudos na Escola de Belas Artes seguindo a carreira de decoradora. Não foram encontradas informações sobre Elmo.

Dona Pequenina, como Estella era chamada pelos amigos e parentes estudou no Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e ocupou-se em cuidar da família. Entre suas atividades estavam o cuidado com plantas, em especial, as orquídeas. É atribuída a ela a acumulação da maior parte dos itens da coleção. O grande destaque é a sua coleção de cartões-postais. Seu hábito de reuni-los começou ainda solteira e seguiu ao longo de sua vida, o primeiro data de 1903 e o último de 1968, totalizando 1.250 itens. É possível a existência de postais além desse período, pois a maioria não está datado ou escrito, pois a intenção clara de Estella era a de colecionar.

Os cartões-postais do início do século possuem temas românticos, com flores, casais e crianças. A partir da segunda década aparecem as paisagens e pontos turísticos de diversos locais do mundo. Parte dos postais foi comprado pelo casal e também por seus filhos em suas viagens pelo mundo.

A vida da família foi amplamente registrada em fotografias. A prática já era realizada pelos antepassados dos Souza Santos, um álbum de carte de visite e de carte de cabinet do século XIX compõe o acervo. As fotos apresentam momentos especiais da família, como os períodos de férias de verão passados juntos em cidades de fontes termais como São Lourenço, Lambari e Caxambu. As irmãs Léa, Leda e Isa são personagens assíduas nas imagens. Passeios, viagens, paisagens, retratos da família que foi se ampliando – há registro da existência de pelo menos de 23 netos - mostram uma parte de sua convivência, incluindo a celebração de bodas de ouro de Hélio e Estella.

Os documentos reunidos por Hélio consistem em comprovantes de movimentação financeira, investimentos, compra e venda de bens e demais papéis resultantes de suas atividades financeiras - incluindo as que constavam em nome de Estella. Além de itens relativos a sua vida na Marinha como cartas patentes certificando suas promoções.

O casal permaneceu junto por 64 anos até a morte de Pequenina em 27 de fevereiro de 1972 aos 86 anos. Hélio faleceu quatro anos depois com 86 anos. O conjunto pode ser observado além de uma reunião de itens do cotidiano de uma família e analisado em múltiplos sentidos.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém documentos relativos à Companhia Ferro Carril-Carioca – responsável pela eletrificação dos bondes no Rio de Janeiro no final do século XIX e pela passagem dos carros pelo Aqueduto da Carioca; registros textuais e fotográficos sobre a trajetória de Hélio Bustamante na Marinha do Brasil; documentação de caráter fiscal e referente a imóveis e outros bens tais como jazigos em cemitério; correspondência pessoal e artigos de autoria de Augusto de Souza Santos. Inclui ainda cartões-postais, souvenirs de viagens, fotografias e álbuns fotográficos contendo retratos e registros de férias e passeios dos membros da família centrados, principalmente, no núcleo de Estella e Hélio.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado em 5 séries; 4 delas agrupam os documentos por membro da família acumulador ou produtor e uma reúne fotografias de várias gerações da família.


  • Eduardo Augusto de Souza Santos.
  • Hélio Sayão de Bustamante.
  • Estella dos Santos Bustamante.
  • Fotografias de Família.
  • Outros membros da família.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrições.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de locais

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

BR RJAPERJ

Identificador da instituição

BR RJAPERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Regras ou convenções utilizadas

Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Estado

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2014.

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Clarissa Ramos Gomes.

Estagiário: Daybes Antônio Gomes.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados