APERJ

Estella dos Santos Bustamante

Área de identificação

tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Estella dos Santos Bustamante

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1886 -1972

história

Estella e Hélio casaram-se em 9 de fevereiro de 1909. Recém casados, residiram em Botafogo. Com o crescimento da família - juntos tiveram nove filhos - se mudaram para um casa maior na Tijuca na qual passariam o resto da vida.

A documentação e a pesquisa realizada apontam para existência de nove filhos adultos. Décio e Didio seguiram a carreira do pai e ingressaram na Marinha ambos alcançando também a mais alta patente da instituição. Didio inclusive reuniu algumas de suas viagens pela Marinha em um álbum de fotografias. Evio e Enio se formaram em medicina e Ivan em direito. Isa se dedicou ao lar após se casar, Leda era funcionária do Ministério da Trabalho e Léa concluiu seus estudos na Escola de Belas Artes seguindo a carreira de decoradora. Não foram encontradas informações sobre Elmo.

Dona Pequenina, como Estella era chamada pelos amigos e parentes estudou no Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e ocupou-se em cuidar da família. Entre suas atividades estavam o cuidado com plantas, em especial, as orquídeas. É atribuída a ela a acumulação da maior parte dos itens da coleção. O grande destaque é a sua coleção de cartões-postais. Seu hábito de reuni-los começou ainda solteira e seguiu ao longo de sua vida, o primeiro data de 1903 e o último de 1968, totalizando 1.250 itens. É possível a existência de postais além desse período, pois a maioria não está datado ou escrito, pois a intenção clara de Estella era a de colecionar.

Os cartões-postais do início do século possuem temas românticos, com flores, casais e crianças. A partir da segunda década aparecem as paisagens e pontos turísticos de diversos locais do mundo. Parte dos postais foi comprado pelo casal e também por seus filhos em suas viagens pelo mundo.

A vida da família foi amplamente registrada em fotografias. A prática já era realizada pelos antepassados dos Souza Santos, um álbum de carte de visite e de carte de cabinet do século XIX compõe o acervo. As fotos apresentam momentos especiais da família, como os períodos de férias de verão passados juntos em cidades de fontes termais como São Lourenço, Lambari e Caxambu. As irmãs Léa, Leda e Isa são personagens assíduas nas imagens. Passeios, viagens, paisagens, retratos da família que foi se ampliando – há registro da existência de pelo menos de 23 netos - mostram uma parte de sua convivência, incluindo a celebração de bodas de ouro de Hélio e Estella.

Os documentos reunidos por Hélio consistem em comprovantes de movimentação financeira, investimentos, compra e venda de bens e demais papéis resultantes de suas atividades financeiras - incluindo as que constavam em nome de Estella. Além de itens relativos a sua vida na Marinha como cartas patentes certificando suas promoções.

O casal permaneceu junto por 64 anos até a morte de Pequenina em 27 de fevereiro de 1972 aos 86 anos. Hélio faleceu quatro anos depois com 86 anos. O conjunto pode ser observado além de uma reunião de itens do cotidiano de uma família e analisado em múltiplos sentidos.

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador da descrição

BR RJAPERJ.FB.ESB

Identificador da instituição

BR RJAPERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Regras ou convenções utilizadas

Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Estado

Nível de detalhe

Integral

Datas de criação, revisão e eliminação

2014.

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção