APERJ

Fundo DE - Departamento de Educação

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ DE

Título

Departamento de Educação

Data(s)

  • 1920 - 1950 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual: cerca de 64 m

Área de contextualização

Nome do produtor

Departamento de Educação (1890-)

História administrativa

A partir de abril de 1890 a instrução pública primária passou a ser gratuita e obrigatória em todo o Estado do Rio de Janeiro, e com a Constituição de 1891 em todo o país. Para tal decisão em 1892 é criada a Secretaria dos Negócios do Interior e Justiça que teve a seu cargo a instrução pública e particular. Em 1893 cria-se a Diretoria de Instrução Pública subordinada àquela Secretaria, onde era responsável pela fiscalização e inspeção do ensino público e privado. Em 1919 cria-se a Diretoria Geral de Instrução Primária, que em 1924 passa a denominar-se Diretoria de Instrução Pública, na qual se manteve a mesma subordinação. O decreto 16.782A de 13/01/1925 criou o Departamento Nacional de Ensino para coordenar todos os assuntos referentes ao ensino. Em 1930 é criada uma Secretaria de Estado, com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, que tinha a seu cargo o estudo e o despacho de assuntos relativos ao ensino e que retirou a subordinação da Diretoria Geral de Instrução e o Departamento Nacional de Ensino da antiga Secretaria dos Negócios do Interior e Justiça. Em 1932 o Departamento Nacional de Ensino é transformado em Departamento Geral de Educação mantendo as mesmas prerrogativas. Em 1934, é extinta a Diretoria Geral de educação. Seus serviços são incorporados pela Secretaria de Estado de Educação e Saúde Pública. Em 1937 o Ministério da Educação e Saúde Pública tem sua denominação alterada para Ministério de Educação e Saúde que tem como uma de suas competências, exercer, na esfera federal, a administração das atividades relativas à educação escolar entre outras providências. Por meio da Constituição de 1937 o Departamento de Educação passa a ser subordinado à Secretaria de Governo. Mais tarde passa a ser subordinado à Secretaria de Educação e Cultura.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo é formado por documentos estatísticos do antigo Estado do Rio de Janeiro, relativos às instituições educacionais primárias públicas, particulares, rurais, urbanas, isoladas, anexas, mistas ou não, reunindo os seguintes tipos documentais: mapa de freqüência escolar, mapa de freqüência de adjuntos, justificativas de ausência de adjuntos, mapa de estatística escolar, passes escolares, mapa de rendimento escolar, folha de pessoal assalariado, ata de exames escolares, relação de adjuntos, quadro de apuração, boletim de informação, listas de presença de alunos e diplomas. Contém informações sobre as unidades escolares e o corpo docente e discente dos municípios do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O acervo não está organizado. Entretanto, recebeu uma ordenação preliminar reunindo a documentação por município, ordenada alfabeticamente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso restrito devido ao estado de conservação dos documentos.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos estão com a tinta esmaecida

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Há documentos com perda de suporte e informação

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

BR RJAPERJ

Regras ou convenções utilizadas

Estado

Preliminar

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação