APERJ

Série RG - Rosinha Garotinho

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ AID.RG

Título

Rosinha Garotinho

Data(s)

  • 01/01/2003 a 29/12/2006 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos: 12.525 tiras de negativo de acetato em 1.457 dossiês.

Área de contextualização

Nome do produtor

Secretaria de Estado de Comunicação Social (1999 e 2003 -)

História administrativa

O Decreto 25.162, de 01/01/1999, estabeleceu a criação da Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM), cuja transformação em secretaria acarretaria no fortalecimento das diretrizes estaduais quanto à gestão da comunicação do executivo estadual. No entanto, naquele mesmo ano acontece a transformação da SECOM em Coordenadoria de Comunicação Social pelo decreto 25.624, de 06/10/1999.

O Decreto 33.689 de agosto de 2003, a Comunicação Social do Estado teve novamente seu status elevado à Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM). Poucos meses depois, já em dezembro, o decreto 34.528 define a estrutura básica da SECOM, mas fazendo a manutenção das principais funções da comunicação. Em sua estrutura básica são definidas quatro subsecretarias, na qual a Subsecretaria Adjunta de Imprensa, contem a Assessoria de Fotografia, em que sua principal funcionalidade seria fazer a cobertura fotográfica dos eventos com participação do Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar do Estado alterar a estrutura em diversos momentos, a função de comunicação social, a atividade de preservar e mostrar o governador através das fotografias ainda prevalece na estrutura estadual, e geralmente, alocadas nas secretarias de estado mais próximas ao seu gabinete.

Nome do produtor

Coordenadoria de Comunicação Social (1975 - 1987 e 1999 - 2003)

História administrativa

O Decreto-Lei nº 25 de 15/03/1975 criou a Coordenadoria de Comunicação Social, subordinada à Secretaria de Governo, para coordenar as atividades de relações públicas e fazer a divulgação de assuntos relativos à administração estadual. Em 15/03/1987, através do Decreto 9.825, foi organizada a Secretaria Extraordinária de Comunicação Social (SECOM), em substituição à Coordenadoria de Comunicação Social.

O Decreto 25.162, de 01/01/1999, estabeleceu a criação da Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM), cuja transformação em secretaria acarretaria no fortalecimento das diretrizes estaduais quanto à gestão da comunicação do executivo estadual. No entanto, naquele mesmo ano acontece a transformação da SECOM em Coordenadoria de Comunicação Social pelo decreto 25.624, de 06/10/1999. Com essa mudança, ocorre também a transferência e subordinação da nova coordenadoria para a recém-criada Secretaria Executiva do Gabinete do Governador (SEGAB). E logo no ano seguinte, através do decreto 27.171, a Coordenadoria de Comunicação Social fica subordinada ao Gabinete Civil.

A despeito de algumas dessas transformações na estrutura estadual terem acontecido dentro de um mesmo mandato executivo, não é possível identificar nenhuma alteração tão profunda até o início do novo mandato do executivo estadual a partir de 2003. O que inclui o período governado por Benedita da Silva, que assumiu a administração do Estado do Rio de Janeiro em Abril de 2002, terminando o mandato iniciado por Anthony Garotinho.

Em 1 de janeiro de 2003, com o início do mandato da governadora recém-eleita Rosinha Garotinho, a estrutura do governo do Estado manteve a Coordenadoria de Comunicação Social subordinada ao Gabinete Civil pelo Decreto 32.621. Porém, em agosto daquele ano, com o Decreto 33.689, a Comunicação Social do Estado teve novamente seu status elevado a Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM).

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Os 303 dossiês sem informação no campo “Dimensão e suporte” apresentam somente uma breve descrição do evento, sem itens documentais no envelope no momento do recolhimento. Nesses casos, optou-se por identificar o apenas o evento.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de locais

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

BR RJAPERJ

Identificador da instituição

BR RJAPERJ – Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Regras ou convenções utilizadas

Estado

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados