APERJ

Série CO - Correspondências

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ SAM.CO

Título

Correspondências

Data(s)

  • 1968 - 1973 (Acumulação)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Textual s/especificação: 0,1 metro linear.

Área de contextualização

Nome do produtor

Silas Ayres de Mattos

História biográfica

Silas Ayres de Mattos, filho de Augusto Chagas Mattos e Guiomar Ayres Mattos, nascido em 07/01/1945, na cidade do Rio de Janeiro. Teve militância política destacada na segunda metade da década de 1970 e na década de 1980, como personalidade do movimento estudantil e do movimento comunista. No contexto da Abertura política, contribuiu na luta pela suspensão do enquadramento pela Lei de Segurança Nacional e na defesa de Anistia ampla, geral e irrestrita. Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, aposentou-se como professor da rede pública municipal.

Na década de 1970, destacou-se como liderança do movimento estudantil universitário. Em 1975, foi Presidente do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – ICHF da Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi suspenso de suas funções de dirigente estudantil, em 1976, por distribuir e afixar cartazes que a Direção do ICHF considerou injuriosos a professores. Esta suspensão foi seguida no ano de 1977, por proibições de reuniões do Diretório Acadêmico, porém as reuniões continuaram acontecendo na ilegalidade. Teve participação importante no apoio dos alunos da UFF à greve da Universidade de São Paulo - USP, no apoio aos presos políticos da Ilha Grande que se encontravam em greve de fome, e na promoção da união dos estudantes da universidade, objetivando a liberdade para os Diretórios Acadêmicos. Nesse movimento, destacou-se na organização do “enterro simbólico” da Diretora do Curso de Ciências do ICHF, com cartazes protestando por melhorias para a universidade.

Na década de 1980 militou no movimento sindical de professores, especialmente na reorganização do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro – SINPRO-Rio, tendo assumido posto na diretoria eleita em 1982.

No campo da militância partidária, fez parte da Juventude do Movimento Democrático Brasileiro - MDB com participação no partido, sempre vinculado ao grupo do Partido Comunista Brasileiro - PCB que persistia na ilegalidade. No contexto de volta do PCB à legalidade e de suas disputas internas, manteve-se vinculado ao grupo liderado por Luiz Carlos Prestes e terminou sendo um dos fundadores do movimento da Reconstrução do Partido Comunista do Brasil, que se integrou ao Partido Democrático Trabalhista – PDT.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Esta série reúne documentos textuais manuscritos com cópias de correspondência, poemas e notícia de jornal impressa de autoria atribuída a Januário José Pinto de Oliveira, Maria de Fática de Oliveira Setúbal e Maria Helena Castro Azevedo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de locais

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estado

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados