APERJ

Fundo CDN - Casa de Detenção de Niterói

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ CDN

Título

Casa de Detenção de Niterói

Data(s)

  • 1897 - 1974 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual: 1,15 m
Iconográfico: 01 item

Área de contextualização

Nome do produtor

Casa de Detenção de Niterói (1897 - 1974)

História administrativa

A primeira menção à Casa de Detenção de Niterói (CDN) aparece num regulamento da Presidência da Província de 04/12/1847 segundo o qual deveriam existir duas prisões naquela instituição: uma destinada aos presos sob custódia e outra aos condenados a trabalhos forçados e escravos fugidos. A partir de 08/05/1893, através do decreto estadual n° 40, a Casa de Detenção passou à subordinação da Chefia de Polícia e esta à Secretaria de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. O decreto estadual n° 394, de 24/07/1897, trouxe um novo regulamento para a CDN, estabelecendo que a instituição destinava-se à reclusão dos indiciados legalmente pelas autoridades policiais e judiciárias do município de Niterói e dos que procedessem de qualquer município do Estado, mediante autorização do Chefe de Polícia. De acordo com a lei n° 835 de 1908, a CDN seria extinta assim que fosse instalada a Colônia Penal Agrícola; no entanto, ela continuou aparecendo na estrutura administrativa do Estado. Em 1919, após a reorganização da Secretaria Geral do Estado, a CDN passou à subordinação da Repartição Central de Polícia. O decreto-lei n° 106, de 28/06/1940, estabeleceu a subordinação da CDN à Secretaria de Justiça e Segurança Pública. A lei n° 2.772, de 20/04/1956, estabeleceu a transferência da subordinação da CDN para a Secretaria do Interior e Justiça. Pela lei n° 5.685, de 29/03/1966, a CDN passou a ser denominada como Presídio Geral do Estado (PGE), não admitindo o recolhimento de presos com doença mental ou contagiosa. De acordo com o decreto estadual n° 8, de 15/03/1975, o PGE continuou subordinado à mesma Secretaria, que passou a se chamar Secretaria de Estado de Justiça.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém documentos referentes a: ocorrências, alienados, serviços de barbearia, partes de serviço, ponto e matrícula de funcionários. Inclui ainda: alvarás de soltura, ofícios, telegramas, atestados de comportamento de presos, mandados de prisão, notas de culpa, atestados de conduta funcional, quadro demonstrativo de funcionários, portarias internas e requerimentos dos presos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O fundo está organizado em 14 séries:

• Alienados
• Alvarás
• Atendimento Médico
• Correspondência
• Instrução de Serviço
• Mandados
• Notas de Culpa
• Ocorrências
• Partes de Serviço
• Pessoal
• Protocolo
• Requerimentos
• Serviços de Barbearia
• Fragmentos

A série Correspondências está dividida em 04 subséries

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Alguns documentos encontram-se interditados à consulta devido ao estado de conservação.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Notas gerais [1]: Foi utilizada a denominação Casa de Detenção de Niterói tendo em vista que a maioria dos documentos foi produzida durante o período em que a instituição atendia por esta designação.

Nota

Notas gerais [2]: No Fundo Presidência da Província do Rio de Janeiro do APERJ constam documentos tratando de assuntos relacionados aos presos recolhidos na Casa de Detenção de Niterói, destacando-se: anotações sobre escravos prisioneiros, mapa de despesas de obras, pagamento de presos, mapa de despesas com alimentação de presos, entre outros. Ver notações: 221, 237, 323, 412, 420, 422, 423, 467, 494, 512, 526 e 527.

Nota

Notas gerais [3]: Em relação aos pontos de acesso constantes na descrição deste fundo, observa-se que a instituição não possui ainda vocabulário controlado próprio. Entretanto, tendo em vista a incidência e ocorrência de determinados temas, optou-se por relacioná-los visando facilitar a consulta por parte dos pesquisadores.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de locais

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

BR RJAPERJ

Identificador da instituição

APERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Regras ou convenções utilizadas

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings. Paris: International Council on Archives, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: <www.conarq.arquivonacional.gov.br>. Acesso em: 25 mar. 2011. Brasil. Arquivo Nacional

Estado

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Responsável: Mírian Fonseca Teixeira

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados