Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Bestanddeel 0637 - Documentos internos de Instituições Religiosas

Identificatie

referentie code

BR RJAPERJ PP.SPP.0637

Titel

Documentos internos de Instituições Religiosas

Datum(s)

  • 1834 - 1878 (Vervaardig)

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  • Atestados de exercício de função e cumprimento dos deveres de pároco, de vigário e de coadjutor nas localidades de Niterói, Sul do Monte do Carmo, Freguesia das Cebolas, Araruama, Barra Mansa, Cantagalo, Vassouras, São Gonçalo, São João do Príncipe, Rio de Janeiro, Arrozal, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Bemposta, Santo Antônio de Pádua, Campos, Capivari, Santo Antônio de Sá, Tinguá, Iguaçu, Magé, Paraíba do Sul, Petrópolis, Estrela, Pacobaíba, Cacaria, Campo Belo e Carapebus;
  • Ofícios do Palácio da Presidência da Província referentes à posse de um prédio pela Irmandade de São Vicente de Paula e a compra de uma chácara para o Asilo de Santa Leopoldina;
  • Pedidos de reparos e melhoramentos na Paróquia de São Sebastião de Itaipu. Em anexo consta a relação de despesas da Freguesia de Itaipu;
  • Certificado de batismo e casamento de pessoas livres em Niterói e Itaguaí;
  • Folha de abertura de livro de atestados de batismo de pessoas livres da freguesia de Mangaratiba;
  • Parecer da comissão nomeada pelo presidente da província do Rio de Janeiro, para apurar as causas da insalubridade do Asilo Santa Leopoldina;
  • Ofício relativo à interdição da Igreja Matriz da freguesia de Santa Rita;
  • Carta enviada ao escrivão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, acusando o recebimento de um ofício e comunicando a que aceita o cargo de escrivão interino em Itaguaí;
  • Certificado e prestação de contas de gastos com enterro e missas;
  • Cartas relativa a limite de propriedade em Nova Friburgo;
  • Carta a respeito da possível mudança do giro da procissão de cinzas em Campos;
  • Requerimento enviado ao Palácio do Governo Provincial, referente à cobrança de pagamento do aluguel do convento de São Bernadino da Ilha Grande;
  • Cópias de petições dos autos de libertos da Ordem dos Carmelitas, que trabalhavam nas fazendas de Angra dos Reis e Santana de Macacu: Rio de Janeiro: (1877)
  • Queixa do sacristão da Matriz de São Lourenço dos Índios ao vigário, comunicando seu desligamento do cargo. Em anexo constam documentos esclarecendo o fato;
  • Ofícios, requerimentos, avisos do Palácio do Governo da Província do Rio de Janeiro e da Coletoria das Rendas Nacionais do Município de Campos, referentes ao Frei Florido, missionário e apostólico responsável pela catequese e civilização dos índios coroados e puris, no Curato de São José de Leonissa;
  • Ofícios, avisos, dos quais constam informações sobre dificuldades financeiras;
  • Agradecimento por liberação de verba;
  • Nomeação de inspetor de escolas;
  • Queda de parte do telhado da Igreja Matriz;
  • Condições do estado de conservação de Igreja Matriz;
  • Documentação relativa a posse nas funções de pároco;
  • Orçamento de paramentos para missa cantada;
  • Delimitação de divisas do Curato de Boa Esperança;
  • Autorização para o sepultamento de um vigário dentro da igreja, respeitando o Direito Canônico e contrariando a postura municipal de Maricá, Cabo Frio, Curato da Aldeia da Pedra, Capivari, Marapicu, Rio Bonito, Mambucaba e Vila de Saquarema;
  • Ofícios e respostas do Bispo;
  • Resoluções e pareceres da Assembléia Legislativa Provincial;
  • Encaminhamento de requerimento do Ministro e do Secretário de Estado dos Negócios da Justiça;
  • Encaminhamento de ofício do imperador, relativo à solicitação de elevação do curato de São José de Leonissa (em Campos) a freguesia;
  • Elevação do Arraial de Santana (em Santo Antônio de Sá) a freguesia;
  • Criação de dois curatos em Rio Bonito;
  • Elevação do curato de São José e Santana do Barreto a freguesia;
  • Elevação de Santa Rita do Paquequer a freguesia;
  • Elevação do curato da Cacaria (em São João do Príncipe) à freguesia;
  • Questões de limites entre as províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
  • Solicitação de inclusão de padre na folha de pagamento de côngruas;
  • Proibição dos religiosos do Convento do Carmo, de realização de ofícios religiosos na capela da Praia da Pedra Niterói;
  • Documentos relativos à antiga freguesia de Nossa Senhora do Amparo das Correntes e à capela de Correntezas;
  • Relatório sobre o mau estado de conservação de igreja;
  • Questão relativa à transferência da sede da Freguesia de Correntezas (Capivari) para a localidade de Gaviões;
  • Decreto de transferência;
  • Encaminhamento de abaixo-assinado de residentes, agradecendo pelas obras na igreja;
  • Orçamentos;
  • Relação de contribuintes cotistas para a edificação da Matriz de Correntezas;
  • Planta da matriz;
  • Solicitações de padre substituto para matriz da freguesia de Inhomirim;
  • Solicitação relativa ao esclarecimento sobre benesses e emolumentos recebidos por vigários das freguesias da comarca;
  • Solicitação de envio de guarda de honra para a procissão de Corpus Christi na freguesia de Pilar;
  • Autorização para permuta de padres entre paróquias;
  • Participação do mau estado de conservação da matriz de Itacuruçá à comissão encarregada das obras;
  • Comunicação de envio de importância relativa ao Compromisso para a formação da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Santa Tereza (Valença), assinada pelo visconde de Baependi;
  • Ofício do Barão do Rio Preto ao presidente da província, relativo ao Compromisso pela criação da irmandade em Estrela e Niterói;
  • Solicitações de pagamento de côngruas a vigário da freguesia de Resende;
  • Providências burocráticas relativas à posse do vigário da Igreja Paroquial da Sacra Família do Tinguá;
  • Abaixo assinado dos moradores da freguesia de São Nicolau de Suruí (Magé) pela permanência de padre no ensino das primeiras letras;
  • Abaixo assinado pela aprovação do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Bemposta;
  • Abaixo assinado para destacamento de guarda de honra para as festividades do dia da padroeira da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, da freguesia do Porto das Caixas;
  • Abaixo assinado para acerto fiscal relativo ao Compromisso das Irmandades de São Domingos e de Santana;
  • Verba suplementar para aquisição de alfaias e paramentos para a Matriz da Aldeia de São Pedro;
  • Relação de pessoas que fizeram doações para a compra de objetos indispensáveis à matriz da Bemposta;
  • Encaminhamento e inventário da freguesia de São Francisco de Paula;
  • Encaminhamento e cópia de ofício solicitando alfaias para a Matriz de São Nicolau de Suruí;
  • Ofício com pedido e relação de alfaias necessárias à Matriz de São Vicente de Paula;
  • Pedido de paramentos para a matriz temporária de Nossa Senhora do Monte do Carmo;
  • Certidão do registro de terras de Manoel Ribeiro, na freguesia de São João Baptista da Barra;
  • Pedido de inclusão de padres da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Resende em folha de pagamento;
  • Documentos relativos à questão envolvendo ex-escravos com liberdade não regulamentada na Corte, Santana de Macacu, Santo Antônio de Sá e Magé.

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