APERJ

Fundo CDC - Casa de Detenção da Corte

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ CDC

Título

Casa de Detenção da Corte

Data(s)

  • 1861 - 1901 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual: 3,02 m

Área de contextualização

Nome do produtor

Casa de Detenção da Corte (1861 - 1901)

História administrativa

Criada pelo Decreto n° 1.774, de 02/07/1856. Instalada nas dependências da Casa de Correção da Corte do Rio de Janeiro, fazia parte do complexo penitenciário que incluía também o Calabouço e a Casa de Correção.
A Casa de Detenção foi constituída para substituir o Aljube, uma antiga masmorra eclesiástica desativada por não atender mais às necessidades da Justiça. Embora também pudesse abrigar presos condenados, sua principal função era manter detidos aqueles que ainda não tinham sido condenados ou que tivessem cometido pequenos delitos sem pena. Era utilizada primordialmente para detenções de curta duração. O diretor da Casa de Correção passou a acumular o cargo de diretor da Casa de Detenção, sendo auxiliado por um ajudante e um escrevente, ambos nomeados pelo chefe de Polícia.
Ao dar entrada na instituição o preso passava por uma triagem composta por dois critérios: “averiguação do crime” e a “condição do preso”. A expressão “condição do preso”, que à primeira vista remete ao fato de ser homem ou mulher, escravo ou livre, nacional ou estrangeiro, podia também dar margem à separação pela origem social daquele.
Para ser recolhido o preso deveria ser conduzido com ordem emitida pela autoridade responsável por sua prisão. Essa ordem deveria conter os dados do detido, tais como características físicas, o crime cometido, horário da prisão etc. Somente pessoas presas em flagrante delito eram aceitas sem a ordem de prisão, com a condição de explicar os motivos da detenção. Os presos recolhidos à noite seriam encarcerados em lugar separado e classificados no dia seguinte.
Os doentes deveriam ser levados à enfermaria da penitenciária porque não havia tal atendimento na Casa de Detenção. As despesas com o tratamento dos doentes corriam por conta da família, no caso dos que se sustentavam; as despesas com escravos ficavam à cargo dos senhores, ao passo que as dos presos considerados pobres eram de responsabilidade do Estado. As visitas médicas eram realizadas três vezes por semana para os presos na Detenção e uma vez por dia para os que estivessem na enfermaria. Também era função dos médicos a inspeção da comida servida aos presos uma vez por semana, para atestar sua qualidade.
A segurança externa da instituição era realizada por policiais militares e a interna por guardas de livre nomeação do diretor. Entre as incumbências do diretor, estava o envio da relação dos presos ao Chefe de Polícia no início de cada mês. Na década de 1880, pequenas alterações de caráter administrativo foram introduzidas na Casa de Detenção da Corte, como a que determinava a mudança de nome do cargo de Diretor para Administrador, e a que modificava atribuições do médico da instituição, e das regras para as visitas aos presos.
Com o advento da República houve uma grande reorganização no serviço policial do Distrito Federal expressa através do Decreto n° 3.640, de 14/04/1900. O decreto determinou que o ministro da Justiça fosse o superintendente geral da Polícia do Distrito Federal, o que fez com que o administrador e demais empregados da Casa de Detenção da Corte fossem considerados auxiliares das autoridades policiais e a instituição (CDC) transformada numa repartição da Polícia. O chefe de Polícia passou a ser nomeado diretamente pelo presidente da República e o administrador da Casa de Detenção, que no Império era nomeado pelo chefe de Polícia, passou a ser nomeado pelo ministro da Justiça. O Decreto n° 3.641 (14/04/1900) estabelece um novo regulamento para a instituição que passou a ser denominada Casa de Detenção do Distrito Federal.

História do arquivo

A documentação foi transferida ao APERJ na década de 1990 recebendo tratamento técnico de organização e descrição nos anos subseqüentes. Como resultado, foi publicado, em 2006, o "Inventário Casa de Detenção da Corte (1860 a 1889)".
O arranjo adotado na ocasião seguiu o princípio cronológico, estabelecendo 5 (cinco) séries a partir dos títulos dos códices, a saber: "Livro de Matrícula de Detentos Escravos, Livres e Libertos"; "Livro de Matrícula de Detentos Livres e Libertos"; "Livro de Matrículas de Detentos Escravos"; "Listagem Nominal de Detentos" e "Livro de Matrícula de Detentas e Menores de 21 anos".
Entre 2011 e 2012, por ocasião do desenvolvimento do projeto "Preservação dos Acervos das Casas de Detenção do Rio de Janeiro e de Niterói", com patrocínio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – CFDD / Ministério da Justiça, a documentação foi desinfestada, higienizada, (re)organizada, acondicionada e digitalizada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Penitenciária Milton Dias Moreira.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Códices manuscritos da Casa de Detenção da Corte destinados ao registro de entrada e saída de detentos escravos, detentos libertos (alforriados) e detentos livres.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Entre 2011 e 2012, o fundo recebeu uma pequena adaptação no arranjo definido anteriormente. Buscando-se manter coerência com o sistema de arranjo precedente e, ao mesmo tempo, com as características da documentação, optou-se pela criação de 2 (duas) séries: "Matrícula de Detentos" e "Listagem Nominal de Detentos". A série Matrícula de Detentos foi dividida em 04 subséries: "Escravos", "Escravos, Livres e Libertos", "Livres", Livres e Libertos".

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de locais

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

BR RJAPERJ

Identificador da instituição

APERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Regras ou convenções utilizadas

INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings. Paris: International Council on Archives, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: <www.conarq.arquivonacional.gov.br>. Acesso em: 25 mar. 2011. Brasil. Arquivo Nacional

Estado

Final

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados