Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Bestanddeel 0303 - Documentos produzidos por particulares

Identificatie

referentie code

BR RJAPERJ PP.SPP.0303

Titel

Documentos produzidos por particulares

Datum(s)

  • 1836 - 1891 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Bestanddeel

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Inhoud en structuur

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  • Queixas de proprietários de embarcações sobre impostos em Ubatuba;
  • Cobrança de gratificações ao Tesouro da Província em Macaé;
  • Pedido de gratificação em Petrópolis;
  • Carcereiro reclamando de baixos salários e problemas de saúde, em Niterói;
  • Documentação relativa ao imposto de aguardente em Vassouras;
  • Documentação relativa à Guarda Nacional sobre oficiais que estiveram empregados no batalhão de Magé, e guardas pedindo substituição no batalhão;
  • Reclamação da aldeia de São Lourenço reclamando pelo pagamento de décima urbana, no Rio de Janeiro;
  • Relação de índios indigentes e doentes da aldeia de São Barnabé, em Itaboraí;
  • Reclamação de professor reclamando a falta de inspetores e de seu ordenado nas localidades de São Gonçalo, Liceu de Niterói e Rio de Janeiro;
  • Solicitação de abertura de escola inglesa para meninas, em Niterói;
  • Pedido de dispensa das alunas matriculadas na aula de música, em Niterói;
  • Reivindicação de alunos da Escola Normal reivindicando o benefício da Lei N º 10, Art. 7 º, do Rio de Janeiro;
  • Matrícula no Liceu de Niterói;
  • Pedido de professor pedindo aumento de salário no Rio de Janeiro;
  • Requerimentos de professores para que sejam pagos seus vencimentos nas localidades de Capivari e Niterói;
  • Solicitação de matrícula para filho menor em Angra dos Reis;
  • Solicitação de abertura de escola em Mangaratiba;
  • Aluguel de prédio para escola feminina em Magé;
  • Pedido de criação de escola para meninas e meninos em Niterói;
  • Documentação relativa a doação de prédio e material para construção de casa de audiência e cadeia em Piraí;
  • Nomeação de comissão para inspecionar e dirigir os trabalhos da Estrada Resende/Ariró;
  • Obras em canal de Campos a Macaé;
  • Comunicação sobre a nomeação do vice-presidente da província;
  • Comissão para marcação de limites da província do Rio de Janeiro;
  • Pedido de reintegração de subdelegado exonerado em Magé;
  • Documentação relativa à ocupação de cargo vago na Administração da Fazenda no Rio de Janeiro (1843);
  • Documentação relativa a cargo de escrivão de órfãos, em Cantagalo;
  • Documentação relativa a demissões nas localidades de Iguaçu, Santo Antônio de Sá e Vila de Iguaçu;
  • Comunicação de doença;
  • Pedido de demissão por doença;
  • Demissão do subdelegado por motivo de doença;
  • Problemas com o inventário de José Joaquim Soares;
  • Documentação relativa ao testamento de José Maria da Silva Lisboa;
  • Pedidos de emprego nas localidades do Rio de Janeiro, Niterói, Rio Bonito e Piraí;
  • Construção de pontes nas localidades de São Gonçalo, Muruí e Piraí;
  • Documentação relativa ao prejuízo com obras em prédio alugado;
  • Pedido de reconhecimento de senhorio de prédio;
  • Pedido de indenização de carcereiro em Niterói;
  • Pedido de guarda do Corpo Permanente da Corte para que o Governo zele por sua família;
  • Documentação relativa ao ganhador de bilhete de loteria;
  • Documentação relativa a engenheiros queixando-se do fim de obras públicas;
  • Documentação relativa à publicação no Correio Oficial Niteroiense;
  • Pedido de pagamento por serviços prestados à Secretaria do Governo;
  • Documentação relativa à composição de vários distritos na província do Rio de Janeiro;
  • Reclamações contra a proibição de atalho, em Piraí;
  • Documentação relativa às providências mais urgentes de que carece o serviço público;
  • Queixas dos procuradores provisionados na Vila São João do Príncipe;
  • Solicitação do relatório anual da província para o almanaque administrativo;
  • Documentação relativa à criação de batalhão de negros livres em Niterói;
  • Queixas contra o subdelegado de Jacotinga;
  • Solicitação de metade da Casa da Nação pelo administrador das Obras Públicas de Rio Bonito;
  • Documentação relativa chegada de navios com barris de sementes de vários grãos da França;
  • Contrato da “Typographia Nictheroyense”, em anexo do Correio Oficial;
  • Documentação relativa a execução da resolução nº 370 de 1846;
  • Lista dos moradores de Paty do Alferes;
  • Queixas contra a Câmara Municipal de Cantagalo;
  • Documentação relativa à demarcação, povoação e impostos de décima urbana na vila de Mangaratiba;
  • Pedido de ofício de solicitador de capelas e resíduos de Cantagalo;
  • Documentação relativa à publicação dos atos do governo provincial;
  • Documentação relativa eleições transferidas da Igreja da Matriz para a casa do Marquês de Quixeramobim, em Itaguaí;
  • Informe de subdelegado ferido em emboscada, em Cantagalo;
  • Documentação relativa prestação de obras na Igreja Matriz de Itaipu, em Niterói;
  • Documentação relativa compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento;
  • Pedido para fundação do jornal Gazeta Oficial, em Capivari;
  • Pedido de dois guardas para auxiliar na cobrança de taxas em ponte, em Magé;
  • Abaixo assinado pedindo a criação de um distrito entre o Guandu e o rio Itabapoana, Santo Antonio dos Guarulhos;
  • Documentação relativa prestação de contas aos colonos da Ilha da Madeira que vieram trabalhar em obras, em Estrela;

* Documentação relativa à contratação de colonos no Rio de Janeiro;

  • Documentação relativa a acidente com gado, em Niterói;
  • Justificativa de um pai por ter o filho o mesmo nome do Imperador, Ilha da Conceição;
  • Abaixo assinado pedindo abertura de estrada do Engenho do Pinto a Paty do Alferes;
  • Queixa sobre multas e fiscal em Capivari;
  • Documentação relativa à primeira apresentação da Companhia Lírica Francesa;
  • Reclamação sobre a prática de se passarem escrituras de terras pertencentes à Imperial Fazenda;
  • Pedido de emprego vitalício, em Itaboraí;
  • Informações solicitadas por colonos sobre quanto devem de suas passagens à administração colonial;
  • Queixa de morador relativa à construção de uma estrada passando por seu sítio em Macaé;
  • Pedido da transferência de cargos da Secretaria de Polícia para a Secretaria da Previdência;
  • Documentação relativa à construção de paredões na Estrada da Polícia em Valença;
  • Ofício do cobrador da Ponte do Desengano;
  • Queixa do delegado de Saquarema sobre injustiça de que teria sido vítima;
  • Queixa de cônego contra delegado, em Angra dos Reis;
  • Reclamação de representante de São João da Barra sobre eleições do Juiz de Paz e vereadores da Câmara Municipal;
  • Documentação relativa à organização de Esquadrão de Cavalaria da Guarda Nacional;
  • Documentação relativa à licença para conduzir gêneros alimentícios para São Paulo;
  • Documentação relativa a trabalho de colonos suíços e lista nominal;
  • Contratação de soldado para o Corpo Permanente da Corte em Maricá;
  • Documentação relativa a processo de embargo dos bens de Manoel Luís da Costa Bouças, em Nova Friburgo;
  • Dúvidas sobre escolha de eleitores em Cantagalo;
  • Licença para funcionamento de casa comercial;
  • Licença para venda de bilhetes de loteria em Vassouras;
  • Licença para encanar água, em Niterói;
  • Licenças para promotor público, agente do Registro, amanuense e juiz de órfãos nas localidades de Cantagalo, Niterói, Sapucaia e Maricá;
  • Encaminhamento de mapas de sisas e meia sisas de Santo Antônio de Sá;
  • Solicitações de nomeações tabeliães, de arquivista para a Secretaria de Governo, administrador de africanos livres, de cobrador da Barreira do Comércio de Iguaçu, de contador, distribuidor e agrimensor nas localidades de Itaguaí, Santa Maria Madalena, Niterói, São João do Príncipe, Campos, Rio de Janeiro e Muriaé;
  • Solicitação de pagamento por serviços de navegação prestados ao governo em São João da Barra;
  • Solicitação de vencimentos à Coletoria e de pagamento de alunos a professores nas localidades de Capivari, Mangaratiba e Porto das Caixas;
  • Cessão de obras feitas por particulares ao governo da Província, em Paraíba do Sul;
  • Patente na Guarda Nacional de Campos;
  • Demissão de cobrador da ponte de Resende;
  • Rascunho de contrato entre o Correio Mercantil e a Presidência da Província;
  • Encaminhamento da proposta de contrato entre o Correio Mercantil e a Presidência da Província;
  • Documentação relativa à demora no envio de papéis relativos ao contrato do Correio Mercantil;
  • Solicitação para a lavratura do contrato de publicação firmado com o Correio Mercantil;
  • Documentação relativa a dívidas do Governo com o Correio Mercantil
  • Dívidas do governo com aluguel de imóvel particular, com o conservador da Estrada do Presidente, com casa de saúde para pobres, do hospital de Petrópolis com negociante e com obras da Matriz de Nova Friburgo, nas localidades de Campos, Mambucaba e Niterói ;
  • Documentação relativa a inventários;
  • Documentação relativa Sesmaria em Campos;
  • Impostos sobre atividade comercial e sobre aguardente nas localidades Niterói, Capivari e Petrópolis;
  • Documentação relativa à venda de ações herdadas;
  • Solicitação de averbação de apólices herdadas pela Ordem Terceira do Senhor Bom Jesus do Carvalho e Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro;
  • Prestações de fiança (tesoureiro das Loterias da Província);
  • Documentação relativa a iluminação pública em Niterói;
  • Proposta de manutenção do Teatro e Companhia Dramática da Província do Rio de Janeiro;
  • Solicitação de isenção da Décima Urbana;
  • Apólices da Dívida Provincial;
  • Espólio testamental;
  • Documentação relativa à fuga de escravos de Macaé;
  • Documentação relativa à conservação dos consistórios da Matriz de Parati;
  • Documentação relativa a concurso para amanuense;
  • Solicitação de cessão ou venda de data de terra, em Macaé;
  • Arremate da barreira da Pedra;
  • Cessão de terreno privado pra alargamento de estrada;
  • Documentação relativa a direitos de exploração sobre a barreira da cidade de Parati;
  • Dificuldades de cobrador da Barreira de Desengano;
  • Solicitação de talões para regularização da venda de aguardente por atacado;
  • Ordem de compra de livros sobre pesos e medidas para as escolas primárias;
  • Documentação relativa à participação do roubo de apólice;
  • Solicitação de adiamento de partida de navio, em função dos aprisionamentos realizados pela Marinha de Guerra inglesa;
  • Anúncio de saída de uma escuna de Itaguaí;
  • Recibo referente ao aluguel de um animal.

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