Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- [entre 1900-1914] (Agregación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Estella e Hélio casaram-se em 9 de fevereiro de 1909. Recém casados, residiram em Botafogo. Com o crescimento da família - juntos tiveram nove filhos - se mudaram para um casa maior na Tijuca na qual passariam o resto da vida.
A documentação e a pesquisa realizada apontam para existência de nove filhos adultos. Décio e Didio seguiram a carreira do pai e ingressaram na Marinha ambos alcançando também a mais alta patente da instituição. Didio inclusive reuniu algumas de suas viagens pela Marinha em um álbum de fotografias. Evio e Enio se formaram em medicina e Ivan em direito. Isa se dedicou ao lar após se casar, Leda era funcionária do Ministério da Trabalho e Léa concluiu seus estudos na Escola de Belas Artes seguindo a carreira de decoradora. Não foram encontradas informações sobre Elmo.
Dona Pequenina, como Estella era chamada pelos amigos e parentes estudou no Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e ocupou-se em cuidar da família. Entre suas atividades estavam o cuidado com plantas, em especial, as orquídeas. É atribuída a ela a acumulação da maior parte dos itens da coleção. O grande destaque é a sua coleção de cartões-postais. Seu hábito de reuni-los começou ainda solteira e seguiu ao longo de sua vida, o primeiro data de 1903 e o último de 1968, totalizando 1.250 itens. É possível a existência de postais além desse período, pois a maioria não está datado ou escrito, pois a intenção clara de Estella era a de colecionar.
Os cartões-postais do início do século possuem temas românticos, com flores, casais e crianças. A partir da segunda década aparecem as paisagens e pontos turísticos de diversos locais do mundo. Parte dos postais foi comprado pelo casal e também por seus filhos em suas viagens pelo mundo.
A vida da família foi amplamente registrada em fotografias. A prática já era realizada pelos antepassados dos Souza Santos, um álbum de carte de visite e de carte de cabinet do século XIX compõe o acervo. As fotos apresentam momentos especiais da família, como os períodos de férias de verão passados juntos em cidades de fontes termais como São Lourenço, Lambari e Caxambu. As irmãs Léa, Leda e Isa são personagens assíduas nas imagens. Passeios, viagens, paisagens, retratos da família que foi se ampliando – há registro da existência de pelo menos de 23 netos - mostram uma parte de sua convivência, incluindo a celebração de bodas de ouro de Hélio e Estella.
Os documentos reunidos por Hélio consistem em comprovantes de movimentação financeira, investimentos, compra e venda de bens e demais papéis resultantes de suas atividades financeiras - incluindo as que constavam em nome de Estella. Além de itens relativos a sua vida na Marinha como cartas patentes certificando suas promoções.
O casal permaneceu junto por 64 anos até a morte de Pequenina em 27 de fevereiro de 1972 aos 86 anos. Hélio faleceu quatro anos depois com 86 anos. O conjunto pode ser observado além de uma reunião de itens do cotidiano de uma família e analisado em múltiplos sentidos.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Notas
Notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Estella dos Santos Bustamante (Produtor)