Área de identificação
Código de referência
BR RJAPERJ PP.SPP.0302
Título
Documentos produzidos por particulares
Data(s)
- 1819 - 1884 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Presidência da Província do Rio de Janeiro
(1715-1889)
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
- Escritura de venda, cessão de direitos e transpasse de bens, de José Martins Bose, cidadão francês para Ignacio José de Paiva Raposo, documentos relativos à regularização da referida escritura e escritura de três casas situadas em Niterói;
- Requerimento enviado à Diretoria de Obras Públicas solicitando transferência de uma pena d'água adquirida por particular para o seu nome;
- Documentos referentes a cobranças judiciais de pagamentos a fornecedores de complementos para fardamento e outras mercadorias para o destacamento do Corpo Policial, de alimentos para a Casa de Caridade de Petrópolis e do Hospital de Petrópolis, relativos as localidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Barra do Piraí e Vila de Mangaratiba;
- Prestações de Fiança de nomeado para cobrador de taxas de pontes sobre o rio Macaé, de escrivão da Rendas Gerais e Provinciais, de corretor das Apólices e troca de fiança relativas as localidades de Santa Maria Madalena, Niterói e Rio de Janeiro;
- Pedido de autorização de proprietário de terras no Sertão do Nogueira, freguesia de Santo Antonio dos Guarulhos, para o corte de madeira (peroba e outras madeiras reservadas por lei), e para transporte de madeira nas localidades de Campos, Niterói e Rio de Janeiro;
- Reivindicação dos moradores das freguesias de Bemposta, Rio Preto e Cebolas, de reforço orçamentário para a construção de uma ponte sobre o rio Preto, junto à foz do Piabanha;
- Reivindicação de reconhecimento de iniciativa da construção de duas pontes sobre o Rio Quitandinha, em Petrópolis;
- Pedido de isenção do pagamento de décima urbana;
- Pedido de pagamento do aluguel de prédio ocupado por escola das primeiras letras;
- Pedido de reintegração de menor de idade ao Corpo Policial;
- Pedido de soltura de guarda nacional;
- Pedido de reintegração ao Corpo Policial;
- Pedido de guia de transferência de integrante do destacamento de Parati/Angra dos Reis da Guarda Nacional para outro município;
- Pedido de certidão de batismo;
- Pedido de exoneração do cargo de agente do Registro de Sapucaia;
- Pedido de guarda de honra para a procissão da Senhora Santana de Icaraí;
- Pedido de revisão de demissão injusta;
- Pedido de emprego na área de obras públicas, na função de ajudante de engenheiro;
- Pedido de aforamento de terrenos de marinha;
- Pedido de redução de taxa de licença para estabelecimento comercial;
- Pedido de extensão de prazo para inscrição em montepio;
- Pedido de liberação de crédito para pagamento de dívida da Diretoria de Instrução da Província do Rio de Janeiro;
- Pedido de licença por motivo de saúde;
- Pedido de afastamento para tratamento de assuntos particulares;
- Atestados médicos;
- Atestado de óbito;
- Redução de valor de taxa de imposto;
- Redução de valor de licença para venda de terras de aldeamento indígena extinto;
- Redução de nomeação para agência de conferência de café;
- Redução de transferência de professora para Niterói;
- Nomeação para cargo de escrivão;
- Atendimento do governo imperial a dois menores desamparados pelo pai, voluntário da Guerra do Paraguai, encaminhando o menino para o Arsenal de Guerra e a menina para um colégio de caridade;
- Redução de pagamento pelo exercício interino do cargo de carcereiro;
- Redução de graça;
- Redução de integração ao Corpo Policial da província;
- Retorno ao combate no Paraguai;
- Redução de valor de promoção para o cargo de alferes;
- Redução de valor em execução de decreto que concede melhoramento de proventos de reformados;
- Redução de valor de pagamento de proventos de militares;
- Documentação relativa às localidades de Niterói, Iguaçu, Capivari, São João da Barra, Passa Vinte, Sacra Família, Itaguaí, Barra de São João e Rio Bonito.
- Encaminhamento de documentação para nomeação;
* Encaminhamento de proposta de arrendamento de casa particular para instalação provisória da Casa de Caridade de Petrópolis;
- Encaminhamento de documentação sobre transferência de arrendamento de terreno;
- Encaminhamento de devolução de importância referente a imposto pago em dobro;
- Encaminhamento de inscrição em concurso para amanuense;
- Encaminhamento de documentação sobre levantamento da quantidade e nomeação de pessoal para comissão encarregada da demarcação dos terrenos dos índios de São Lourenço;
- Documentação relativa às localidades de Vila de Iguaçu, São João da Barra, Bemposta; Niterói, Itaboraí, Rio de Janeiro e Sapucaia;
- Documentação relativa a relativa a aluguel imobiliário;
- Documentação relativa a inventário dos bens do barão de Itambé, em Niterói;
- Documentação relativa à substituição de pastor e congregação protestante em Nova Friburgo;
- Documentação relativa a imposto de aguardente;
- Documentação relativa à suspensão da cobrança do imposto de polícia de Araruama;
- Documentação relativa a aluguel de terras indígenas;
- Indicação de prédio para compra pelo governo provincial, para instalação da cadeia, sala de audiências e sessões do júri de Magé;
- Procuração emitida pelo Barão de Campo Belo nomeando procurador para receber pelo aluguel de casa que serve de escola primária em Tinguá;
- Procuração dando plenos poderes para ser representado junto à Fazenda Provincial e Diretoria de Obras Públicas;
- Nota relativa a uma procuração;
- Procuração emitida por um capitão reformado da Guarda Nacional transferindo poderes para fins de inventário no Rio de Janeiro;
- Procuração de uma esposa para que seu marido dispusesse de seus bens de raiz;
- Procurações diversas;
- Procuração passando para um terceiro o recebimento de pagamento como engenheiro-chefe das Obras Públicas;
- Alvará de esposa outorgando seu marido a assinar por ela a hipoteca de todos os bens do casal;
- Requerimento de atestado de boa conduta ao sogro, pelo seu genro;
- Requerimento de uma certidão extraída dos autos de inventário;
- Documentação parcial de Processo de inventário referente ao espólio de Guilherme Eugenio Peum, falecido em Paris;
- Relação de escravos vendidos em praça pública, originários de processo de inventário, em Itaguaí;
- Certidão de retirada de documento dos autos de inventário em Itaguaí;
- Cobrança ao curador de um espólio de uma nota de compras de gêneros alimentícios de um armazém em Itaguaí
- Doação de importância para custeio da campanha contra o Paraguai, feita por comerciantes portugueses de Valença;
- Certidão de posse de propriedade em Campos;
- Solicitação de demarcação dos limites da Vila de Macaé elevada a município;
- Nomeação de curador a Virgílio Jose de Almeida Campos e decisões a respeito da herança de seu tio Joaquim Pereira de A. Couto;
- Listagem nominal;
- Escritura de engenho.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Descrições relacionadas
Área de notas
Nota
A solicitação de demarcação dos limites da Vila de Macaé elevada a município encontra-se na gaveta 2 da mapoteca.