Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Series EASS - Eduardo Augusto dos Santos

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Reference code

BR RJAPERJ FB.EASS

Title

Eduardo Augusto dos Santos

Date(s)

  • 1878 - 1961 (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

Textual e iconográfico.

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Name of creator

Eduardo Augusto de Souza Santos (1855-1901)

Biographical history

Nascido em 6 de agosto de 1854, na então Província de Parati, Eduardo Augusto dos Santos formou-se médico em 1879 pela Faculdade Nacional de Medicina e casou-se no mesmo ano com Amélia das Chagas Santos. Eduardo teve uma vida profissional curiosa para sua época: além de médico exerceu, também, as funções de empresário e engenheiro.

Após receber uma herança em 1874, Eduardo investiu em alguns negócios e adquiriu em setembro de 1890 o "Plano Inclinado de Santa Thereza", linha de bonde puxado a mula entre o Riachuelo e o Largo dos Guimarães em Santa Teresa. O negócio foi realizado em sociedade e três meses depois já inauguravam a expansão do Silvestre ao Aqueduto.

A empreitada foi o início da empresa de bondes "Companhia Ferro-Carril Carioca" fundada e presidida por Eduardo em 1891. Em 1896 a FCC promoveu uma grande inovação nos transportes, transformou o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) em ponte para ligação entre o morro de Santa Teresa e o de Santo Antônio. Além disso, a linha seria toda eletrificada dando início a substituição dos bondes - até então puxados a mula.

A inauguração da nova linha ocorreu em 1º de setembro de 1896. O evento contou a presença do prefeito Furquim Werneck, do representante da presidência da República, diversos funcionários municipais e federais. Os bondes seguiram em sua primeira viagem oficial, um deles guiado por Eduardo. A novidade surpreendeu quem observava.

No mesmo ano ainda foram inaugurados os trechos eletrificados até os ramais Dois Irmãos, Largo do França e Lagoinha; no seguinte, Silvestre e Largo das Neves. A eletrificação das linhas era uma obrigatoriedade imposta em 1892 pela Intendência Municipal ao dispor a concessão pública. A Companhia Ferro-Carril Carioca continuou existindo, presume-se, até entre 1907 e 1909, período na qual a canadense The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd. adquiriu diversas companhias de bondes menores.

Eduardo Augusto Souza Santos também exerceu o cargo de subdelegado da freguesia de Santo Antônio, delegado de polícia do 2º distrito policial (freguesias de Santa Rita, Satn’Anna, Espírito Santo e Ilha do Governador) e candidatou-se a deputado distrital em 1899. Sua carreira médica nunca foi interrompida. Em 1891 foi nomeado major-cirurgião da III Brigada de Infantaria de Comando do Estado-Maior da Guarda Nacional; durante a Revolta da Armada (1893-94) atuou como tenente coronel-médico; em 1894, nomeado diretor do Hospital de Sangue da Guarda Nacional. Em 1885 passou a lecionar clínica médica na faculdade na qual se graduou e ainda nomeado diretor do Hospital de Variolosos da Ilha de Santa Bárbara cargo que ocupou até seu falecimento em 9 de novembro 1901.

A documentação reunida apresenta boa parte da história da Ferro-Carril Carioca com relatórios para acionistas, apontamentos e estudos de Eduardo e fotografias de bondes puxados a mula e os modernos carros elétricos que ajudou a expandir.

Archival history

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Scope and content

Os dossiês são compostos por documentos relativos à empresa da qual era proprietário, a Companhia Ferro Carril-Carioca – responsável pela expansão da eletrificação dos bondes no Rio de Janeiro no final do século XIX e pela passagem dos carros pelo Aqueduto da Carioca. Há ainda dossiês com documentos de sua esposa, Amélia de Souza Santos e outros de aspecto intelectual. Encontram-se documentos complementares e recortes e jornais e manuscritos sobre sua vida e carreira produzidos após a sua morte reunida por seus descendentes com objetivo de pleitear junto à prefeitura uma rua com seu nome.

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