Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1878 - 1961 (Criação)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Nascido em 6 de agosto de 1854, na então Província de Parati, Eduardo Augusto dos Santos formou-se médico em 1879 pela Faculdade Nacional de Medicina e casou-se no mesmo ano com Amélia das Chagas Santos. Eduardo teve uma vida profissional curiosa para sua época: além de médico exerceu, também, as funções de empresário e engenheiro.
Após receber uma herança em 1874, Eduardo investiu em alguns negócios e adquiriu em setembro de 1890 o "Plano Inclinado de Santa Thereza", linha de bonde puxado a mula entre o Riachuelo e o Largo dos Guimarães em Santa Teresa. O negócio foi realizado em sociedade e três meses depois já inauguravam a expansão do Silvestre ao Aqueduto.
A empreitada foi o início da empresa de bondes "Companhia Ferro-Carril Carioca" fundada e presidida por Eduardo em 1891. Em 1896 a FCC promoveu uma grande inovação nos transportes, transformou o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) em ponte para ligação entre o morro de Santa Teresa e o de Santo Antônio. Além disso, a linha seria toda eletrificada dando início a substituição dos bondes - até então puxados a mula.
A inauguração da nova linha ocorreu em 1º de setembro de 1896. O evento contou a presença do prefeito Furquim Werneck, do representante da presidência da República, diversos funcionários municipais e federais. Os bondes seguiram em sua primeira viagem oficial, um deles guiado por Eduardo. A novidade surpreendeu quem observava.
No mesmo ano ainda foram inaugurados os trechos eletrificados até os ramais Dois Irmãos, Largo do França e Lagoinha; no seguinte, Silvestre e Largo das Neves. A eletrificação das linhas era uma obrigatoriedade imposta em 1892 pela Intendência Municipal ao dispor a concessão pública. A Companhia Ferro-Carril Carioca continuou existindo, presume-se, até entre 1907 e 1909, período na qual a canadense The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd. adquiriu diversas companhias de bondes menores.
Eduardo Augusto Souza Santos também exerceu o cargo de subdelegado da freguesia de Santo Antônio, delegado de polícia do 2º distrito policial (freguesias de Santa Rita, Satn’Anna, Espírito Santo e Ilha do Governador) e candidatou-se a deputado distrital em 1899. Sua carreira médica nunca foi interrompida. Em 1891 foi nomeado major-cirurgião da III Brigada de Infantaria de Comando do Estado-Maior da Guarda Nacional; durante a Revolta da Armada (1893-94) atuou como tenente coronel-médico; em 1894, nomeado diretor do Hospital de Sangue da Guarda Nacional. Em 1885 passou a lecionar clínica médica na faculdade na qual se graduou e ainda nomeado diretor do Hospital de Variolosos da Ilha de Santa Bárbara cargo que ocupou até seu falecimento em 9 de novembro 1901.
A documentação reunida apresenta boa parte da história da Ferro-Carril Carioca com relatórios para acionistas, apontamentos e estudos de Eduardo e fotografias de bondes puxados a mula e os modernos carros elétricos que ajudou a expandir.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Eduardo Augusto de Souza Santos (Produtor)